CONTEÚDO ESPECIALIZADO DE LEGISLAÇÃO

BUSCAR

MENU

×
.
 

PI - CORONAVÍRUS / FUNCIONAMENTO DE ÓRGÃO AMBIENTAL / PORTARIA N° 13

20 Março 2020 | Tempo de leitura: 3 minutos
Diário Oficial do Estado do Piauí

Dispõe sobre as medidas preventivas a serem adotadas no âmbito da Secretaria Estadual do Meio Ambiente em relação a pandemia do coronavírus e dá outras providências.


Diploma Legal: Portaria nº 13
Data de emissão: 20/03/2020
Data de publicação: 30/03/2020
Fonte: Diário Oficial do Estado do Piauí
Órgão Emissor: SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS

Nota da Equipe Legnet

Em seu Art. 2º a Portaria determina a dispensa do expediente até o dia 31 de março de 2020, dos seguintes servidores:

I- Mulheres grávidas

II- Portadores de doenças crônicas que compõem risco de aumento da mortalidade pelo COVID-19 (diabéticos, hipertensos, pessoas com problema no coração, asmáticos, doentes renais e outras doenças comprovadamente crônicas)

III- Servidores acima de 60 anos

IV- Que regressaram de áreas onde tenham ocorrido comprovada transmissão do coronavírus, mesmo que não apresentem sintomas da COVID-19 ou que tenham tido contato com pessoas nesta situação.

§ 1º A dispensa ao serviço deverá ser solicitada, através de requerimento e em caso de doença trazer atestado ou laudo médico, receituário médico ou outra documentação suficiente que comprove a condição de servidor.

 

Após, esclarece no Art. 3º que os servidores com menos de 60 anos poderão trabalhar em regime de home-office e poderão ser requisitados para comparecer a Secretaria em dia e com horário determinado, devendo deixar contato telefônico, e-mail e estar em disponibilidade de comunicação.

 

Conforme o Art. 4º, o protocolo estará funcionando das 09h as 11h e o atendimento ao público será por agendamento autorizado até posterior deliberação.

 

Art. 5º Os servidores que comparecerem a Secretaria deverão promover ações para potencializar a ventilação natural das salas, bem como zelar pela adoção das medidas de segurança e higienização recomendadas pela OMS, dentre elas:

I- Lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando a parte interna das unhas e quando isso não for possível usar álcool em gel 70% para limpar as mãos antes de encostar em áreas como nariz, olhos e boca.

II- Evitar cumprimentar as pessoas com abraços, apertos de mão, beijos e quaisquer outras formas de contato nas dependências da Secretaria, a fim de prevenir a propagação do vírus.

III- Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo.

IV- Manter a distância de 1 metro de pessoas espirrando ou tossindo.

V- Limpar com álcool objetos tocados frequentemente como celulares, grampeadores, furadores de papel, entre outros.

VI- Evitar o compartilhamento de objetos pessoais