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ap - CORONAVÍRUS / PLANO DE TRANSIÇÃO GRADUAL - RETORNO DAS ATIVIDADES / decreto nº 2498

19 Julho 2021 | Tempo de leitura: 217 minutos
Diário Oficial do Estado do Amapá

Estabelece critérios para retomada responsável e gradual das atividades econômicas e sociais, considerando a realidade epidemiológica e a rede assistencial dos Municípios e do Estado do Amapá, reforçando a continuidade ao enfrentamento da pandemia, tendo como foco a redução dos riscos de transmissão do novo Coronavírus (COVID-19), e adota outras providências.

Diploma Legal: Decreto nº 2498
Data de emissão: 19/07/2021
Data de publicação: 19/07/2021
Fonte: Diário Oficial do Estado do Amapá
Órgão Emissor: PODER EXECUTIVO

Nota da Equipe Legnet

O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAPÁ, usando das atribuições que lhe são previstas no inciso II, do art. 11 e inciso VIII, do art. 119, da Constituição do Estado do Amapá; inciso II, do art. 23 e inciso VII, do art. 24, da Constituição Federal de 1988,

DECRETA:

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Para os fins deste Decreto, considera-se:

I - atendimento presencial - forma tradicional de atendimento onde o cliente comparece ao estabelecimento, escolhe o produto, efetua o pagamento e recebe o produto adquirido;

II - delivery - modalidade de atendimento onde o cliente efetua o pedido através do telefone ou internet e o produto é entregue em domicílio;

III - drive thru - modalidade de atendimento onde o cliente efetua o pedido, faz o pagamento e recebe o produto sem sair do veículo;

IV - agendamento com hora marcada - modalidade de atendimento presencial de um único cliente por profissional e/ou atendente, em horário previamente estabelecido.

DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS

Art. 2º Ficam suspensas, a contar de 20 de junho de 2021, até a data de 02 de agosto de 2021, em todo o território do Estado do Amapá, as atividades presenciais e eventos nos estabelecimentos e locais que indica:

I – bares, boates, casas de show, teatros, casas de espetáculos e centros culturais;

II - atividades de lazer em clubes e balneários públicos e privados, parque aquático e outros ambientes similares, incluindo eventos, passeios e festas realizados em embarcações, ônibus, sítios/terrenos e similares;

III - agrupamentos de pessoas e veículos em locais públicos e privados.

Art. 3° Durante a vigência deste Decreto fica vedado, também:

I - a circulação de pessoas em praças, calçadas, logradouros e vias públicas no período das 00 horas até às 05 horas da manhã - toque de recolher;

II - o consumo de bebida alcoólica nos logradouros, praças, calçadas e vias públicas - lei seca.

Parágrafo único. Fica permitida a circulação de pessoas nas hipóteses de busca por atendimento médico ou para aquisição de alimentos, medicamento ou produto considerado indispensável para sua subsistência e de sua família, ou ainda, para deslocamento para local de trabalho ou retorno para sua residência.

Art. 4º Fica autorizado o funcionamento das atividades industriais, comerciais e de serviços constantes no Anexo I deste Decreto, nos dias, horários e modalidade de atendimento nele definido.

Art. 5º Mesmo sendo classificados por lei estadual como atividade essencial, as Igrejas e Templos Religiosos, ficam autorizados a funcionar de segunda a domingo, no horário das 06 às 23 horas, com 50% da taxa de ocupação, até o limite de 150 pessoas, incluindo os celebrantes e auxiliares, justificado pelo quadro epidemiológico constante no Parecer Técnico-Científico nº 030/2021, do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública - COESP, parte integrante deste Decreto.

Art. 6º Fica autorizado o funcionamento dos cartórios extrajudiciais nos dias e horários definidos pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, na modalidade de atendimento presencial com agendamento, com número reduzido de profissionais, seguindo os protocolos sanitários e de distanciamento social.

Art. 7º Fica autorizada a realização de competições de esportes coletivos em estádios de futebol, ginásios, quadras poliesportivas, praças e/ou outras atividades, sem a presença de público (plateia/torcida), vedado o consumo de bebidas e alimentos no seu interior, com rigoroso cumprimento dos protocolos sanitários e de distanciamento social, com adoção de medidas para evitar a aglomeração de pessoas no entorno do evento.

Art. 8º Fica autorizada a realização de eventos sociais, coorporativos, técnicos e científicos, realizados em ambiente aberto, fechado ou misto, nas seguintes condições:

I - eventos sociais (aniversários, batizado, noivados, casamento) - de segunda a domingo, no horário das 07 às 23 horas, com 50% da taxa de ocupação do salão/espaço do evento (total de metros quadrados, divididos por 4), até o limite de 100 participantes, com no máximo 10 funcionários em serviço, permanecendo o limite anterior de no máximo 50 pessoas para o eventos sociais realizados em residências domiciliares;

II - eventos coorporativos, técnicos e científicos - de segunda a domingo, no horário das 07 às 23 horas, com 50% da taxa de ocupação do salão/espaço do evento (total de metros quadrados, divididos por 4 metros quadrados), até o limite de 150 participantes, com no máximo 15 funcionários em serviço;

III - a disposição das mesas no salão/espaço do evento deverá respeitar a distância de 2,5m entre mesas, que serão equipadas com no máximo 6 (seis) cadeiras, sendo vedada a união/junção de mesas;

IV - no caso de eventos realizados em auditórios e outros espaços com assento fixo, a ocupação dos assentos deverá respeitar a distância de 1,5m entre os assentos, com a marcação dos assentos que não devem ser ocupados, considerando a taxa de ocupação disposta neste Decreto;

V - é de responsabilidade da entidade promotora do evento, registrar e controlar o acesso dos participantes, mantendo sob sua guarda, por 30 (trinta) dias, a lista de pessoas presentes no evento.

§ 1º No planejamento e realização dos eventos sociais e eventos coorporativos, aplica-se também o disposto no Protocolo e Proposta e de Reabertura do Setor de Eventos, considerando também os ajustes e demais regramentos constantes no caput deste artigo.

§ 2º É de responsabilidade da entidade promotora do evento, comunicar à Superintendência de Vigilância Sanitária, com antecedência de 24 (vinte e quatro) horas o tipo, local, dia e hora da realização do evento, bem como, o total de público presente e a declaração de cumprimento do protocolo e do disposto neste Decreto, a ser encaminhado para o e-mail gabinete@svs.ap.gov.br.

Art. 9º Fica autorizada durante os eventos sociais, coorporativos e no interior dos restaurantes, apresentações ao vivo de no máximo 2 (dois) artistas, música ambiente e música instrumental, vedada a utilização ou improvisação de pistas de dança no interior e no entorno do espaço de realização do evento.

Art. 10. Fica autorizada a realização de atividades de ecoturismo e de visitas monitoradas em equipamentos turísticos, patrimonio histórico e áreas naturais, com no máximo de 20 pessoas por grupo, conduzidos por guias de turismo registrados no Cadastur, sendo de responsabilidade do Guia de Turismo ou da entidade promotora do evento:

I - registrar e controlar o acesso dos participantes, mantendo sob sua guarda, por 30 (trinta) dias, a lista de pessoas presentes na atividade;

II - comunicar através do e-mail gabinete@svs.ap.gov.br, à Superintendência de Vigilância Sanitária, com antecedência de 24 (vinte e quatro) horas o tipo, local, dia e hora da realização do evento, bem como, o total de pessoas presentes, acompanhado de declaração de cumprimento do protocolo e demais dispositivos deste Decreto.

DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Art. 11. Todos os agentes públicos da Administração Pública Direta, Indireta e Fundacional do Poder Executivo do Estado do Amapá, permanecerão em regime de teletrabalho e sobreaviso, excetuando-se aqueles que atuam nos setores de saúde (SESA, HEMOAP, SVS e CREAP) e segurança (PM/AP, Polícia Civil, Polícia Científica, DETRAN, CBM, Defesa Civil, IAPEN e Procon), a Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Estado das Cidades, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Secretaria de Estado da Comunicação, Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Companhia de Eletricidade do Amapá, Companhia de Água e Esgoto do Amapá, Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá – RURAP, Agência de Fomento do Amapá e Secretaria de Estado da Educação, bem como os titulares de todas as Unidades Gestoras do Governo.

§ 1º Cabe aos titulares das Unidades Gestoras do Governo, não incluídas no caput deste artigo como atividade essencial, definir a força de trabalho necessária para o funcionamento do órgão do governo, com equipe reduzida e, em horário reduzido, das 08 às 14 horas.

§ 2º Os titulares de todas as unidades gestoras do governo, poderão regulamentar por ato próprio a inclusão no trabalho presencial dos servidores que tenham recebido as duas doses da vacina contra a covid-19.

Art. 12. Ficam suspensas, até o dia 01 de agosto de 2021, as aulas presenciais, em todos os níveis de ensino na rede pública e privada de educação, exceto:

I - atividades presenciais para produção de conteúdo e ministração de aulas on line, bem como, para o planejamento e providências das atividades para retomada das atividades escolares, que deverão ser executadas seguindo os protocolos sanitários e de distanciamento social e não aglomeração nos ambientes escolares;

II - atividades de acolhimento e diagnósticos com os estudantes, exames de classificação e atividades para regularização do ano letivo desde que atendam a todos os regramentos sanitários e de distanciamento social para fim de prevenção à contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19);

III - atividades de acolhimento e ações com beneficiários do Programa Amapá Jovem, realizadas nos pólos do Programa, condicionadas ao cumprimento do disposto neste Decreto e nos demais regramentos emanados da Secretaria de Estado da Educação.

Parágrafo único. Fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação e das Instituições de Ensino Privadas (Escolas e Faculdades) a mobilização dos seus servidores para preenchimento da ficha cadastral no endereço https://nte.ap.gov.br/servidorseed, que servirá de base para a execução do plano estadual de retomada responsável e gradual das aulas presenciais na rede estadual de ensino público e privado, incluindo o planejamento da vacinação dos profissionais da educação.

Art. 13. Fica autorizado o retorno das atividades do Estágio Curricular Obrigatório, nos órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado do Amapá.

§ 1º Fica a cargo de cada Instituição conveniada, o fornecimento dos equipamentos de proteção individual - EPI’s em tipo e quantidade para atender as necessidades dos alunos, bem como a orientação adequada de uso dos mesmos.

§ 2º Fica a cargo da instituição conveniada a manutenção de apólice de seguro em favor de seus acadêmicos, incluído cobertura para infecções respiratórias decorrentes do Covid-19.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 14. Fica autorizado a retomada responsável, gradual e escalonado das aulas presenciais e demais atividades educacionais na rede pública e privada de ensino, a partir de 02 de agosto de 2021, nas seguintes condições:

I – atividades educacionais na modalidade híbrida, combinando aulas e atividades presenciais com outras realizadas na modalidade remota;

II - fiel cumprimento do Protocolo Padrão de Segurança Sanitária para os Estabelecimentos de Ensino, Anexo III deste Decreto, bem como dos seus protocolos específicos, aprovados pelos Órgãos da Vigilância Sanitária e de Saúde;

III – cabe ao Comitê Estratégico Intersetorial para Retomada Responsável e Gradual das Atividades Presenciais na Rede Pública e Particular de Ensino, instituído pelo decreto nº 3504/2020, apoiar e acompanhar os gestores das unidades educacionais na elaboração dos seus protocolos específicos, tendo como base o disposto neste Decreto e as diretrizes das autoridades sanitárias e educacionais do Estado e da União;

IV – cabe ao Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública - COESP através da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) a fiscalização das unidades educacionais quanto ao cumprimento do disposto neste Decreto.

Art. 15. Fica autorizada a retomada responsável, gradual e escalonado do funcionamento dos bares a partir do dia 03 de agosto de 2021, condicionada à aprovação pelo COESP do Protocolo Específico a ser apresentado pela Associação Brasileira dos Bares e restaurantes – ABRASEL.

Art. 16. Fica autorizado o retorno das atividades dos agentes públicos da Administração Pública Direta, Indireta e Fundacional do Poder Executivo do Estado do Amapá, a partir do dia 02 de agosto de 2021.

Parágrafo único. Cabe ao Gestor de cada Órgão adotar as providências necessárias para a retomada, tendo como base os protocolos sanitários, regramentos de distanciamento social e de não aglomeração nos ambientes laborais e o disposto na nota técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Art. 17. Dentro dos limites e demais regramentos estabelecidos neste Decreto, fica facultado aos Prefeitos a regulamentação dos dias e horários para funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços localizados no Município, levando em consideração a confirmação da circulação das novas cepas (P1 e N10) na região, as informações e análises contidas no Parecer Técnico-Científico nº 030/2021, do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública - COESP e no resultado apurado na avaliação do conjunto de indicadores constante no Instrumento para Apoio à Tomada de Decisão na Resposta à Pandemia da Covid-19, na Esfera Local, editado pelo Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS.

Art. 18. Fica recomendado aos Municípios a adoção das seguintes providências:

I - aumentar a frota de ônibus em circulação e diminuição do intervalo de saída dos ônibus dos terminais para os pontos nos bairros;

II - isolar e sinalizar as áreas dos balneários e de outros espaços onde possa ocorrer aglomeração de pessoas;

III - planejar e intensificar as medidas de fiscalização, envolvendo as forças de segurança dos Municípios, Estado e da União, bem como as vigilâncias sanitárias do Estado e dos Municípios, incluindo a realização das blitz em rodovias e em pontos estratégicos da cidade;

IV - fortalecer e/ou implantar unidades “sentinelas” nos municípios, para atender e tratar de pacientes nas fase I e II da doença;

V - intensificar as ações do serviço de atendimento domiciliar e busca ativa na comunidade para detectar a hipoxemia silenciosa, com o uso do oxímetro de pulso e ações para rastreio e profilaxia de contactantes;

VI - fortalecer a busca ativa de pessoas dos grupos prioritários, para cumprimento das metas para vacinação;

VII - planejar e executar ações com barreiras e, se for o caso, procedimentos para implantação do rodízio de placas;

VIII - editar protocolos específicos para cada atividade, levando em consideração o disposto neste Decreto e nas legislações em vigor.

Art. 19. A Secretaria Estadual de Segurança Pública, as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil, o Procon e a Superintendência de Vigilância em Saúde, bem como outras autoridades administrativas do Estado e dos Municípios, ficam incumbidas de fiscalizar o cumprimento do presente Decreto, podendo aplicar as sanções previstas nas legislações específicas, bem como suspender o Alvará de Funcionamento que tenha sido expedido por autoridade administrativa estadual e municipal, sem afastar a aplicação da legislação penal cabível, em especial os artigos 131 e 132 do Código Penal em vigor.

Art. 20. Para conferir maior publicidade e justificar a necessidade de prorrogação dos Decretos Estaduais nºs 1.377, de 17 de março de 2020 e 1.497, de 03 de abril de 2020, e suas posteriores alterações, bem como em razão da necessidade de suspensão das atividades e da adoção de outras medidas de restrição de circulação de pessoas, publica-se em anexo os documentos abaixo, partes integrantes deste Decreto:

Anexo I - Classificação e regramento para funcionamento das atividades industriais, comerciais e de serviços;

Anexo II - Protocolo Sanitário Padrão;

Anexo III - Protocolo Sanitário Padrão – aulas e outras atividades educacionais;

Anexo IV - Portaria Ministerial nº 1565, de 18 de junho de 2020 - Ministério da Saúde;

Anexo V - Instrumento para Apoio à Tomada de Decisão na Resposta à Pandemia da Covid-19 na Esfera Local;

Anexo VI - Parecer Técnico-Científico nº 030/2021, do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública - COESP.

Art. 21. Fica prorrogada a vigência dos Decretos Estaduais nºs 1.377, de 17 de março de 2020 e 1.497, de 03 de abril de 2020, e suas posteriores alterações, até a data de 02 de agosto de 2021.

Art. 22. Este Decreto entra em vigor na data da publicação, com efeitos a contar de 20 de julho de 2021.

ANTÔNIO WALDEZ GÓES DA SILVA

Governador

ANEXO I

CLASSIFICAÇÃO E REGRAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, COMERCIAIS E

DE SERVIÇOS

GRUPO I

ITEM

SEGMENTO

ATENDIMENTO

FUNCIONAMENTO

 

DIA

HORÁRIO

 

01

Hospitais e hemocentros.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

02

Clínicas médicas, odontológicas, psicológicas, de

fisioterapia.

Presencial - agendamento/ hora

marcada

Segunda a Domingo

24 horas

03

Laboratórios de análises.

Presencial - agendamento/ hora

marcada

Segunda a Domingo

24 horas

04

Farmácias, drogarias e manipulação.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

05

Empresas de fornecimento de serviços de internet,

telefonia, energia elétrica e água potável.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

06

Funerárias e cemitérios.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

07

Estabelecimentos de hotelaria e assemelhados e

restaurantes para atendimento exclusivo dos hóspedes.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

08

Estabelecimentos comerciais e estacionamento de veículos

localizados no interior do aeroporto.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

09

Transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal,

transporte com uso de aplicativos, taxi, mototaxi,

transportadoras e empresas de logística, terminais e

depósitos e serviços de entrega de qualquer natureza.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

10

Serviços de guinchos, devidamente credenciados para

operar e chaveiros.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

11

Indústrias e obras públicas e privadas de edificação,

pavimentação e infraestrutura.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

12

Empresa de vigilância patrimonial.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

13

Sociedade sem fins lucrativos de apoio e recuperação de

dependentes de álcool, drogas e similares.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

14

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Amapá

(escritórios e profissionais).

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

15

Seguradora, plano de saúde.

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

16

Escritórios e Conselhos de profissionais liberais (arquitetos,

administradores, serviços contábeis, contadores e

contabilistas, engenheiros e representantes).

Presencial

Segunda a Domingo

24 horas

 

GRUPO II - ATENDIMENTO PRESENCIAL

Com 50% da taxa de ocupação do estabelecimento, permitido o acesso de uma pessoa por família.

ITEM

SEGMENTO

FUNCIONAMENTO

 

DIA

HORÁRIO

 

17

Lojas de conveniência, vedado o consumo de bebida alcóolica no local.

Segunda a Domingo

08 às 19 horas

 

18

Ambulantes, camelô com lugar fixo.

Segunda a Domingo

08 às 19 horas

 

19

Açougue, peixaria.

Segunda a Domingo

07 às 18 horas

 

20

Feira fechada, feiras livres.

Segunda a Domingo

07 às 18 horas

 

21

Panificadora.

Segunda a Domingo

07 às 20 horas

 

22

Supermercados e atacarejo, com acesso de uma pessoa por família, sendo a primeira hora

reservada para atendimento exclusivo das prioridades previstas em lei.

Segunda a Domingo

07 às 20 horas

 

23

Minibox, mercantis e assemelhados.

Segunda a Domingo

07 às 23 horas

 

24

Batedeira de açaí.

Segunda a Domingo

08 às 20 horas

 

25

Oficina mecânica - veículos, bicicleta e outros.

Segunda a Sábado

08 às 19 horas

 

26

Ração animal e insumos agropecuários.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

 

27

Distribuidoras de produtos.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

 

28

Hortifrutigranjeiro.

Segunda a Domingo

08 às 20 horas

 

29

Lojas de móveis e eletrodomésticos.

Segunda a Domingo

08 às 19 horas

 

30

Distribuidora de cimento.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

 

31

Lojas de informática, eletrônicos e telefonia.

Segunda a Domingo

09 às 19 horas

 

32

Lojas de materiais de construção, elétricos, hidráulicos, estâncias de madeiras e afins.

Segunda a Domingo

08 às 18 horas

 

33

Comércio de autopeças, acessórios, pneus, baterias e afins.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

 

34

Lavanderia.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

 

35

Plásticos descartáveis e afins.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

 

36

Chaveiro e carimbo, locadora de veículos.

Segunda a Domingo

24 horas

 

37

Postos de combustível e borracharia.

Segunda a Domingo

24 horas

 

38

Armarinhos, tecidos e aviamentos.

Segunda a Domingo

08 às 19 horas

 

39

Bijuterias e acessórios.

Segunda a Domingo

08 às 19 horas

 

40

Comércio varejista de materiais e equipamentos de escritório.

Segunda a Domingo

08 às 18 horas

 

41

Bancas de revista.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

 

42

Shoppings de pequeno porte, lojas de variedades, lojas de departamentos, magazines e afins,

com 50% da taxa de ocupação do estabelecimento.

Segunda a Domingo

08 às 19 horas

 

43

Shopping Center, com 50% da taxa de ocupação do estabelecimento.

Segunda a Domingo

10 às 21 horas

 

44

Lojas de artigos esportivos e afins.

Segunda a Domingo

08 às 19 horas

 

45

Lojas de vestuários, acessórios e afins.

Segunda a Domingo

08 às 19 horas

46

Joalherias e afins.

Segunda a Domingo

08 às 19 horas

47

Marmoraria e afins.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

48

Vidraçaria e afins.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

49

Agências de viagens, turismo e afins.

Segunda a Domingo

24 horas

50

Concessionárias e revendas de veículos.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

51

Floricultura e jardinagem.

Segunda a Domingo

08 às 18 horas

52

Empresas de decoração e design.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

53

Lojas de bombons e enfeites.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

54

Lojas de brinquedos.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

55

Lojas de perfumarias, cosméticos, higiene, beleza e similares.

Segunda a Domingo

08 às 19 horas

56

Papelaria e livraria.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

57

Escola de dança e ballet; Esporte de contato (esporte de contato - jiu jitsu, judô, taekwondo,

submissionmma, boxe, muay thai, capoeira e similares); Academias de ginástica, escola

de natação e hidroginástica, com atendimento por agendamento organizado por turma com

membros e horário fixo, não ultrapassando 50% da taxa de ocupação do estabelecimento.

Segunda a Sábado

06 às 22 horas

58

Competições de esporte coletivo em estádios de futebol, ginásios, quadras poliesportivas e

praças, sem a presença de público, vedado o consumo de bebidas e alimentos no seu interior.

Segunda a domingo

06 às 22 horas

59

Portos aberto para embarque e desembarque de passageiros, respeitado o limite de 50% da

capacidade total de passageiros determinada pela autoridade marítima para a embarcação.

Segunda a Domingo

24 horas

 

GRUPO III - AGENDAMENTO COM HORA MARCADA

ITEM

SEGMENTO

FUNCIONAMENTO

 

DIA

HORÁRIO

 

60

Óticas.

Segunda a Domingo

08 às 18 horas

61

Manutenção de aparelhos de climatização, manutenção de eletroeletrônicos.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

62

Revenda, manutenção e limpeza de piscinas.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

63

Clínicas de estética, clínica de podologia.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

64

Atividades de intermediação e gerenciamento de serviços e negócios em geral.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

65

Escritórios prestadores de serviços, escritórios compartilhados (coworking).

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

66

Lavagem de veículos.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

67

Serviços de publicidade e afins.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

68

Pet Shop.

Segunda a Sábado

07 às 20 horas

69

Serviços sociais autônomos (somente atividades de consultorias, orientação, assistência

técnica e administrativa).

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

70

Salão de beleza, barbearia, esmalteria, cuidados pessoais e estúdio de tatuagem.

Segunda a Domingo

08 às 18 horas

71

Lan house, serviços de acesso à internet e similares.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

72

Imobiliárias e corretoras.

Segunda a Sábado

08 às 18 horas

73

Revendedora de água e gás de cozinha.

Segunda a Domingo

08 às 20 horas

 

GRUPO IV - ATENDIMENTO PRESENCIAL, DELIVERY e DRIVE THRU

ITEM

SEGMENTO

FUNCIONAMENTO

 

DIA

HORÁRIO

 

74

Restaurantes de qualquer natureza e churrascarias. Permitido a

realização de show com música ao vivo, no interior do estabelecimento,

sendo vedado o uso ou improvisação de pista de dança.

Segunda a Domingo

10 às 23:30 horas PRESENCIAL

08 à 01 hora da manhã - DELIVERY

75

Docerias, lanchonetes, hamburgueriasfast food e similares; sorveterias

e pizzarias.

Segunda a Domingo

10 às 23:30 horas PRESENCIAL

08 à 01 hora da manhã - DELIVERY

76

Autoescolas, escolas de cursos livres de formação inicial e continuada

ou de qualificação profissional, idiomas e música; cursos de formação,

reciclagem e instrução e formação de brigadista e bombeiro civil na

modalidade presencial, com 50% da taxa de ocupação, conforme

estabelecido neste Decreto.

Segunda a Sábado

07 às 21 horas

 

GRUPO V - ATENDIMENTO ONLINE

ITEM

SEGMENTO

FUNCIONAMENTO

 

DIA

HORÁRIO

 

77

Universidades, Institutos, Centros de Ensino Superior, Faculdades e escolas particulares,

somente para as atividades de produção de conteúdo e ministração de aulas on line e de

planejamento, na modalidade presencial, conforme estabelecido neste Decreto.

Segunda a Sábado

07 às 23 horas

ANEXO II

 

PROTOCOLO SANITÁRIO PADRÃO

 

I - Efetuar o controle de público e clientes, organização de filas gerenciadas pelos responsáveis do estabelecimento, inclusive na parte externa do local com marcação indicativa no chão, para atendimento do distanciamento mínimo de 1,5 (um metro e meio) entre as pessoas e filas;

 

II – Uso obrigatório de máscaras, em via pública, no interior dos estabelecimentos/empreendimentos pelo profissional e pelo cliente em atendimento;

 

III - Garantir que os ambientes estejam ventilados, mantendo as janelas abertas para facilitar a circulação do ar;

 

IV - Disponibilizar locais com sabão e toalhas de papel descartáveis para lavagem das mãos;

 

V - Manter, preferencialmente, o sistema de trabalho remoto ou domiciliar (home office) para as atividades administrativas;

 

VI - Prover dispensadores com álcool em gel ou álcool líquido a 70% nas entradas dos estabelecimentos para uso dos clientes na higienização e de forma intercalada em diferentes áreas do estabelecimento, sempre recomendando a necessidade de utilização;

 

VII - Ampliar a frequência da limpeza de piso, corrimão, balcão, maçanetas, superfícies e banheiros com álcool a 70% ou solução de água sanitária,bem como, disponibilizar lixeiras com tampa acionada por pedal ou outro meio que evite contato manual com sua abertura;

 

VIII - Higienizar com álcool a 70% ou hipoclorito de sódio a 2% todos os equipamentos utilizados na prestação de serviços antes e depois de cada utilização;

 

IX - Realizar higienização de superfícies de equipamentos de uso compartilhado (carrinhos de compras, cestas e similares) por cada cliente, sendo que, na impossibilidade da higienização com álcool a 70%, utilizar hipoclorito a 2% de concentração;

 

X - Restringir o número de pessoas na área de atendimento do estabelecimento a 1 (uma) pessoa a cada 4m² (quatro metros quadrados) de área útil de circulação, sendo considerado pessoa para este propósito, tanto clientes quanto funcionários, observando sempre o distanciamento de 1,5m (um metro e meio) entre os mesmos;

 

XI - As máquinas de cartão de crédito e telefones de uso comum devem estar envoltas em papel filme e deverão ser higienizados após a utilização decada usuário;

 

XII - Os estabelecimentos comerciais com estacionamento privativo deverão reduzir o número de vagas de estacionamento a 50% (cinquenta por cento) da capacidade instalada, com veículos estacionados em vagas alternadas;

 

XIII - Dispensar o comparecimento ao seu local de trabalho os funcionários que apresentarem sintomas da doença infecciosa viral respiratória causada pelo COVID-19, tais como tosse seca, febre (acima de 37,8º), insuficiência renal, dificuldade respiratória aguda, dores no corpo, perda de olfato e paladar, congestionamento nasal e/ou inflamação na garganta.

 

ANEXO III

 

PROTOCOLO SANITÁRIO PADRÃO – AULAS E OUTRAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS

 

I - Garantir no interior das salas de aula o quantitativo de pessoas (alunos, professores e auxiliares) até o limite da taxa de ocupação da sala de aula (total de metros quadrados da sala de aula, divididos por 4), que deverá esta afixada na porta da sala;

 

II - Aferir da temperatura de todos que adentrarem no ambiente escolar;

 

III - Manter a higiene pessoal e dos EPIs em uso no ambiente escolar por estudantes e profissionais da educação;

 

IV - Reforçar os cuidados com a higienizando as mãos com água e sabão ou álcool a 70%;

 

V - Uso obrigatório no interior dos estabelecimentos escolares pelos profissionais e pelos alunos de máscaras protegendo a boca e o nariz;

 

VI - Garantir que os ambientes estejam ventilados, mantendo as janelas abertas - mesmo com as centrais de ar ligadas -, para facilitar a circulação do ar;

 

VII – Ampliar e manter a limpeza e higienização do ambiente escolar, com cuidados especiais as carteiras, mesas de refeitórios, bancadas, computadores, grades, corrimões, superfícies e utensílios que são tocados por muitas pessoas;

 

VIII - Sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de flexibilizar o uso de máscaras para os alunos com deficiência ou transtorno do espectro do autismo, dando ênfase às medidas de higiene e distanciamento social;

 

IX – Garantir nas salas de aula e nos demais espaços do educandário o espaçamento de 1,5m (um metro e meio) entre as carteiras dos estudantes, retirando as carteiras em excesso;

 

X - Disponibilizar suporte para álcool em gel ou álcool em líquido 70°, a cada três salas;

 

XI - Fica vedado o uso de armários coletivos;

 

XII - Instalar lavatórios na área do refeitório;

 

XIII - Isolar os bebedouros de uso coletivo, disponibilizar apenas para reabastecimento dos recipientes de uso individual;

 

XIV - Definir o limite máximo de utilização simultânea dos sanitários, considerando o espaço físico e o distanciamento necessário para segurança dos usuários, disponibilizando também água, sabão e toalha descartável para enxugamento das mãos;

 

XV - Disponibilizar quantidade de lavatórios de acordo com o número de salas de aula:

 

a) até 2 salas de aula, 1 lavatório;

 

b) 4 salas de aula, 3 lavatórios;

 

c) até 6 salas de aula, 4 lavatórios;

 

d) até 9 salas de aula, 5 lavatórios;

 

e) a partir de 10 salas de aula, 6 lavatórios.

 

XVI – Reforçar a higienização de ambientes e utensílios utilizados nos refeitórios;

 

XVII – Para evitar aglomeração, deverá ser adotado horários diferenciados para lanche e, quando possível, servir o lanche na própria sala de aula;

 

XVIII – Servir lanche e/ou refeições preferencialmente em porções individuais;

 

XIX – Fica vedada a circulação de estudantes sem o uso de máscaras durante o horário do lanche, exceto na hora do consumo;

 

XX – Durante o trajeto do veículo de transporte escolar, manter janelas do veículo abertas para circulação de ar, sendo também, obrigatório ao condutor e aos estudantes e passageiros o uso da máscara protegendo a boca e o nariz;

 

XXI – Deverá ser disponibilizado na entrada dos veículos de transporte escolar álcool a 70% para higienização das mãos;

 

XXII – É de competência de cada Unidade de ensino a prerrogativa de elaborar estratégias pedagógicas para garantia do direito de aprendizagem, conforme diretrizes emanadas do Ministério da Educação, Secretaria de Estado da Educação e Conselho de Educação;

 

XXIII – Cabe a cada Unidade de ensino a obrigatoriedade de comunicar, com antecedência, as famílias e os estudantes sobre o calendário de retorno e os protocolos a serem cumpridos;

 

XXIV – Cabe a cada Unidade de ensino a tarefa de produzir materiais de orientação prévia aos estudantes, profissionais da educação e pais quanto aos cuidados de segurança sanitária;

 

XXV – As Unidades de ensino deverão priorizar o atendimento ao público por canais digitais (telefone, e-mail, outros);

 

XXVI - Definir, dentre os espaços da escola, uma sala de contingência, que deverá ser específica para acolhimento em casos de suspeitas identificadas na escola. A sala de acolhimento/contingência será dedicada para a permanência do estudante ou profissional, até a chegada de pais e/ou responsáveis, devendo a Direção da Escola adotar os seguintes procedimentos:

 

a) Caso o sintoma se manifeste durante o período em que o aluno esteja na escola, o mesmo será direcionado para a sala de contingência/sala de acolhimento, até a chegada dos pais ou responsáveis;

 

b) Orientar o profissional ou responsável de estudante com quadro suspeito a procurar serviço médico (unidade básica de saúde de enfrentamento a COVID-19), a fim de confirmar ou descartar o diagnóstico;

 

c) Afastar o estudante ou profissional da educação ao primeiro sintoma compatível com COVID-19 (tosse, febre, dificuldade respiratória) apresentado, para evitar o contato com outras pessoas;

 

XXVII – No caso de confirmação de caso de contágio por COVID-19 de aluno ou profissional de educação, a coordenação pedagógica da Unidade escolar deverá adotar providências quanto o monitoramento do caso e as medidas necessárias de adoção das seguintes medidas de biossegurança:

 

a) Suspender as aulas presenciais na turma do estudante e/ou professor pelo período de 14 dias, retornando a metodologia de atividades remotas;

 

b) Higienizar todos os locais em que o estudante ou profissional tenha passado e mantê-los arejados;

 

c) Identificar todas as pessoas que mantiveram contato com o estudante ou profissional com quadro suspeito de COVID-19, orientando os pais/responsáveis dos demais alunos da turma serão avisados, para que passem a observar seus filhos quanto à apresentação de eventuais sintomas;

 

d) Proceder a reorganização dos componentes curriculares a fim de garantir a continuidade dos serviços educacionais;

 

e) No caso da existência de outros casos suspeitos ou confirmados, proceder a imediata suspensão das atividades presenciais em toda escola pelo período de 14 dias.

 

XXVIII - Não havendo confirmação de COVID-19, o estudante ou profissional da educação deverá retornar para as atividades normais, salvo se outra for a orientação do profissional médico que atender este estudante ou profissional;

 

XXIX - O retorno do profissional da educação ou estudante com quadro confirmado de contágio por COVID-19, somente ocorrerá mediante apresentação de atestado médico demonstrando a alta do período de isolamento.

 

ANEXOS