CONTEÚDO ESPECIALIZADO DE LEGISLAÇÃO

BUSCAR

MENU

×
.
 

Jaguaruna / SC - CORONAVÍRUS / MEDIDAS GERAIS DE PREVENÇÃO / DECRETO Nº 24

24 Março 2020 | Tempo de leitura: 7 minutos
Jornal do Município de Jaguaruna/SC

Declara novas medidas em razão da situação de emergência no Município de Jaguaruna, SC, nos termos do Decreto Estadual n° 515/2020, que decretou situação de emergência em todo o território catarinense, conforme COBRADE nº 1.5.1.1.0 - doenças infecciosas virais, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, e estabelece outras providências e do Decreto Estadual nº 525/2020, que estabeleceu outras medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus e estabelece outras providências.

Diploma Legal: Decreto nº 24
Data de emissão: 24/03/2020
Data de publicação: 24/03/2020
Fonte: Jornal do Município de Jaguaruna/SC
Órgão Emissor: PODER EXECUTIVO

Nota da Equipe Legnet

O Senhor Edenilson Montini da Costa, Prefeito Municipal de Jaguaruna, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o art. 70, inciso V, da Lei Orgânica do Município, 

CONSIDERANDO o teor do Decreto Estadual nº 525, de 23 de março de 2020, que prorrogou em 7 (sete) dias o prazo previsto no Decreto Estadual nº. 515, de 17 de março de 2020, que instituiu regime de quarentena para diversas atividades, dentre elas os serviços públicos não essenciais em todo o território catarinense, visando a prevenção e enfrentamento à pandemia de Coronavirus (COVID-19);

CONSIDERANDO o aumento gradual dos casos suspeitos e confirmados nos Municípios de Jaguaruna, assim como em todo o território do Estado de SC em que se confirmou a contaminação comunitária;

DECRETA:

Art. 1º As medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19, no âmbito do município de Jaguaruna, SC, e tratadas no Decreto Municipal nº 17, de 16 de março de 2020, no Decreto Municipal nº 19, de 18 de março de 2020 e no Decreto Municipal n. 20, de 19 de março de 2020, ficam alteradas, conforme este Decreto. 

Art. 2º Fica prorrogado o Decreto Municipal nº 19, de 18 de março de 2020, a fim de dar integral cumprimento no Município de Jaguaruna, SC, ao Decreto Estadual nº 525, de 23 de março de 2020, nos termos que seguem:

I – PRORROGADAS em 7 (sete) dias as medidas de SUSPENSÃO:

a) da circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros;

b) das atividades e dos serviços privados não essenciais, nos termos do art. 9º do Decreto Estadual n. 525/2020;

c) a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro, nos termos de regulamento estadual a ser editado;

d) o atendimento ao público em todos os órgãos da Administração Pública municipal, exceto, nas unidades de atenção à saúde, de vigilância sanitária e no órgão municipal de proteção e defesa civil.

II – Por 30 (trinta) dias as medidas de SUSPENSÃO das atividades:

a) eventos, reuniões, de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos, assim como a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias; 

b) contados de 19 de março de 2020, as aulas nas unidades das redes pública municipal e privada de ensino, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo, devendo ser objeto de reposição oportunamente.

Parágrafo único. Ficam revogados os artigos 3º, 5º e 7º do Decreto Municipal nº  17, de 16 de março de 2020, que passam a ser regidos conforme este Decreto e Decreto Estadual n. 525/2020. 

Art. 3º Para o enfrentamento da emergência de saúde pública de que trata este Decreto, poderão ser adotadas, dentre outras, as seguintes medidas:

I - determinação de realização compulsória de:

a) exames médicos;

b) testes laboratoriais;

c) coleta de amostras clínicas;

d) vacinação e outras medidas profiláticas; ou

e) tratamentos médicos específicos;

II – requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa.

§ 1º. O período de vigência da requisição administrativa de que trata este artigo não pode exceder à duração da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

§ 2º. A requisição administrativa deverá garantir ao particular o pagamento posterior de indenização, tendo por base, quando for o caso a chamada “Tabela SUS”.

§ 3º. Todas as medidas de intervenção mencionadas neste Decreto deverão ser adotadas de forma motivada, proporcional e precisa, de acordo com a necessidade apresentada, a fim de viabilizar o tratamento, bem como conter a contaminação e a propagação do coronavírus.

Art. 4º Ratifica-se em âmbito municipal, no que couber, as disposições do Decreto Estadual nº 525, de 23 de março de 2020, revogando-se as disposições dos decretos municipais que colidirem com o mesmo.

Art. 5º Fica incluído no § 2º do Decreto Municipal nº 19, de 18 de março de 2020, o serviço de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.

Art. 6º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com prazo de vigência limitado ao disposto nos §§ 2º e 3º do art. 1º e no art. 8º da Lei federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020.

Gabinete do Prefeito Municipal de Jaguaruna, 24 de março de 2020.

EDENILSON MONTINI DA COSTA

PREFEITO MUNICIPAL

Registre-se e publique-se,

MÁRCIO CABRAL SCHMITZ JÚNIOR

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Registrado e publicado no mural de atos da Prefeitura Municipal na data supra.